O simpático personagem da capa desta notícia está no nosso site, realizando um trabalho social extremamente importante. O Hugo é um assistente virtual que promove a inclusão dos deficientes auditivos e de fala. Ao ativar a função, todos os nossos textos são traduzidos para a Linguagem Brasileiras de Sinais (Libras). Para saber como funciona, clique nas mãozinhas que ficam no canto da tela.

Democratizar o acesso à tecnologia, de modo a permitir que todos se insiram na sociedade da informação, é preciso. E quando pensamos no universo de deficientes auditivos e de fala, esta é uma demanda ainda mais urgente.

Para muitas dessas pessoas, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é a forma de comunicação mais usada, já que segundo estudo feito em conjunto pelo Instituto Locomotiva e a Semana da Acessibilidade Surda, só no Brasil, há 10,7 milhões de deficientes auditivos e 2,1 milhões de pessoas com grande dificuldade para escutar, respectivamente, isso corresponde a 5% e 1% do total de habitantes. 

Aqui na Stellantis Saúde a inclusão de pessoas com deficiência é uma das grandes preocupações que nos fazem melhorar a cada dia. Fazer com que as pessoas se sintam verdadeiramente acolhidas em nossos Núcleos de Saúde é muito importante para nós.

E, para que isso seja possível, é preciso eliminar as barreiras físicas e de comunicação. Por isso, todas as nossas unidades contam com rampas de acesso, banheiros adaptados e elevadores. Além disso, também nos preocupamos com a acessibilidade no ambiente virtual. 

É bom saber

  • A legislação brasileira reconhece a LIBRAS como língua oficial do país (Lei 10.436/2002), juntamente com o Português.
  • Existem 500 milhões de deficientes auditivos e de fala no mundo, o que corresponde a 7% da população mundial.
  • No brasil, o número de pessoas com deficiência auditiva ultrapassa os 10 milhões, segundo o IBGE.