Os novos hábitos que adquirimos com a pandemia da Covid-19 deverão ser mantidos por muito tempo, mesmo depois que a maior parte da população já estiver vacinada. Desde o ano passado, é recomendado adotar medidas mais rígidas de higiene, isso inclui cuidados com compras de supermercado, delivery, roupas e sapatos usados na rua e outros. 

A máscara se tornou item obrigatório e exige cuidados ao colocar e retirar. E, quando estiver usando, deve-se evitar tocá-la. Ao encostar na máscara usada é preciso limpar as mãos com álcool gel ou água e sabão. A limpeza dos utensílios e ambientes também precisou ser reforçada, principalmente se há alguém com suspeita de infecção no local.

Relembre agora as recomendações de prevenção contra a Covid-19 passadas pelo Ministério da Saúde:

  • Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço descartável, descartando-o logo em seguida, lave as mãos logo após o uso ou com a parte interna do cotovelo. Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas. Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.
  • Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. 
  • Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outros objetos que são utilizados com frequência. 
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.
  • Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.
  • Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.
  • Durma bem e tenha uma alimentação saudável.
  • Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes.  Prefira as máscaras descartáveis de tripla proteção (Máscaras Cirúrgicas, por exemplo) mas caso não as tenha, as máscaras de tecido (caseiras/artesanais) podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas. Estas devem ser trocadas a cada 2 ou 3 horas, ou antes disso, caso apresente umidade ou sujidade.

A pandemia ainda não acabou. Cuide-se e faça a sua parte!

Fonte: https://coronavirus.saude.gov.br/