A partir da 14ª semana a gestante entra no segundo trimestre da gravidez. Neste momento, o corpo e a emotividade crescem, é possível perceber os primeiros movimentos do bebê dentro da barriga.
Isso fortalece o laço entre a mãe, o pai e familiares com a criança, e é um período que oferece maior bem-estar. Os enjoos e tonturas do primeiro semestre começam a amenizar e a gestante se sentirá mais disposta.
O crescimento da barriga, as alterações nos seios e no quadril serão notáveis, e grandes momentos, como a descoberta do sexo aumentarão a emoção.

Dentro da barriga

  • 14ª semana – iniciam-se os movimentos respiratórios e das mãozinhas
  • 15ª e 16ª semanas – a pele começa a engrossar. O bebê já tem cílios e sobrancelhas e seus movimentos começam a ser percebidos. O coração bate muito mais rápido do que o seu.
  • 17ª e 18ª semanas – o bebê pode medir entre 17 e 20 cm e pesar de 200 a 250 g. Já consegue sugar, engolir e piscar. Também pode soluçar, o que é normal.
  • 20 ª a 24ª semanas – o bebê mede em torno de 26 cm e seu peso médio é de 500 g. Os movimentos ficam mais intensos. Há momentos em que ele está dormindo e momentos em que fica acordado. Todo o seu organismo está funcionando em harmonia. Ele se alimenta por meio do cordão umbilical e da placenta.

A gestante pode ter uma ideia do que está acontecendo dentro da barriga colocando a mão para sentir os movimentos com mais intensidade.

Tratamento odontológico

A gestante pode (e deve) ter um acompanhamento odontológico durante a gravidez, que deve se iniciar no segundo trimestre, o período mais adequado para a realização de procedimentos. Isso é seguro para a mãe e protege o bebê de infecções e outros problemas.

O ideal é que as gestantes aproveitem cada fase da gravidez enquanto se preparam para a chegada da vida nova!