O diabetes é uma doença crônica silenciosa, causada pelo aumento da taxa de glicose (açúcar) no sangue. Sua origem é múltipla, podendo ser decorrente da falta de insulina e/ou da capacidade que a insulina tem de fazer o seu trabalho.

A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, é responsável pelo metabolismo da glicose. Quando há qualquer falha nesse sentido acontece uma alta concentração de açúcar no sangue (hiperglicemia), que de forma permanente caracteriza o diabetes.

Tipos

– Tipo 1: o sistema imunológico do corpo ataca e destrói as células que produzem a insulina.

– Tipo 2: o corpo não produz insulina suficiente ou as células do corpo não reagem à insulina.

– Diabetes gestacional: algumas mulheres ficam com grandes quantidades de glicose no sangue durante a gravidez, o que pode afetar o bebê.

– Outros: podem decorrer de defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.

Principais sintomas

– Tipo 1: vontade constante de urinar, fome e sede frequente, perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea, vômito.

– Tipo 2: infecções frequentes, visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas, formigamento nos pés, furúnculos.

Prevenção e controle

Pacientes com histórico familiar de diabetes são orientados a manter o peso, não fumar, controlar a pressão arterial, evitar medicamentos que possam agredir o pâncreas e praticar atividade física regular.

Quem já recebeu o diagnóstico da doença deve:

– realizar exame diário dos pés para evitar o aparecimento de lesões

– manter uma alimentação saudável

– utilizar os medicamentos prescritos pelo médico

– praticar atividades físicas

– manter um bom controle da glicemia

– seguir corretamente as orientações médicas

Aqui na FCA Saúde temos o programa Bate Coração, que busca identificar, tratar e controlar doenças crônicas, como a diabetes. Para se inscrever, basta agendar uma consulta pela Agenda Fácil (site ou aplicativo) ou pelo Disque Saúde (31) 3304-3900. 

Cuide-se!